25 de fev. de 2010

IGREJA DO BEATO JOSÉ DE ANCHIETA




IGREJA DO PATIO DO COLÉGIO
A igreja do Beato José de Anchieta, teve o seu interior reformado em 2009. O altar tem um retábulo painel de azulejos dourados, piso de granito cor de vinho. Na parte central do painel ergue-se uma imagem de Cristo crucificado com cerca de 1,90 metros, so século XVI, feita em Portugal, suspensa por um cabo de aço em frente ao painel dourado.

O altar tem ainda colunas de madeira, conhecidas como colunas salomônicas, do século XVII, que ficavam no altar da antiga igreja que existia no local. Os azulejos têm o brasão dos jesuítas no centro.
O altar tem uma mesa formada por uma peça de granito de 4 toneladas, que representa o Cristo que é a pedra angular.
Na parte destinada aos fiéis, os seis arcos da construção tem painéis de azulejos azuis que remetem ao estilo português. Quatro deles contam a história de Anchieta. Um outro fala sobre a liturgia do batismo e, o sexto, tem um texto do evangelho segundo São João. A pia batismal, o púlpito de onde são feitas as leituras, e a cátedra onde senta o presidente da cerimônia são de granito rosa. Tanto a pia como o púlpito ficam no centro da igreja, cada um em uma lateral.
ALTAR ANTIGO


Altar antigo

O altar antigo exibia uma escultura de bronze de tamanho natural, que representava o padre Anchieta ao lado da índia Bartira, com o título de “Anchieta na selva”. Essa escultura foi removida e levada para o jardim na entrada do museu.
VEJA COMO FICOU A REFORMA




                                            Dê um passeio pela igreja em 360º (Clique aqui)


Fontes:
G1 São Paulo
patiodocolegio.com.br
Fotos: Lan Rodrigues
Formatação e pesquisa:HRubiales