19 de ago. de 2010

Estação Vila Prudente do Metrô abre sábado


A Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô (Foto:wikipedia)


A Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô será aberta no sábado, 21, em sistema de operação assistida, entre as 10h e 15h. Nos primeiros dias, a passagem não será cobrada e a população poderá ir gratuitamente até o Sacomã. Uma viagem entre a Vila Prudente, na zona leste, e o Hospital das Clínicas, na zona oeste, que leva 50 minutos em média, poderá ser feita em até 25 minutos.
Trata-se da 13.ª parada do ramal, que deverá contar, nas próximas semanas, com a Estação Tamanduateí. O período reduzido é para que sejam feitos ajustes nos trens, nas plataformas e portas de plataforma – a estrutura de vidro que protege os passageiros no embarque e desembarque.
A estimativa é de que 66 mil pessoas utilizem o novo terminal quando o horário de operação passar a ser integral. Essa quantidade somada ao que entrará na rede com a inauguração da Tamanduateí – que fará a conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM – deverá carregar ainda mais a Linha 2, que começou a funcionar em 1991, com quatro estações no trecho Paraíso-Consolação.
Antes considerado o ramal mais confortável, ele já sofre com a superlotação nos horário de pico e chega a transportar quase 500 mil passageiros por dia. O Metrô informou que o ramal foi projetado para atender à demanda e “o ingresso de novos passageiros não vai sobrecarregar a linha”.
Por enquanto, o principal problema na nova estação é o acesso. A entrada fica perto da esquina da Avenida Luís Ignácio Anhaia Mello com a Rua Itamumbuca. Mas para quem está do outro lado da avenida não há túnel ou passarela. Como a travessia tem de ser feita pela via, é preciso caminhar até o semáforo próximo, cruzar a avenida e andar um trecho. O Metrô informou que “os usuários localizados no sentido bairro da Anhaia Mello terão de utilizar a faixa de pedestres para chegar à estação, até que a integração do terminal de ônibus da SPTrans, com as futuras estações Vila Prudente do Metrô e a do prolongamento da Linha 2 (sem nome), esteja concluída”. Haverá uma passarela.
Especula-se que um terreno abandonado ao lado da estação vai dar lugar a um supermercado de uma grande rede. Com a modernidade, deve vir um aumento no custo de vida, mas isso por enquanto não parece assustar os moradores. “A única coisa que tenho medo com a inauguração da estação é de que essas ruas do entorno fiquem lotadas de camelôs”, diz a contadora Isabel Neves, de 49 anos. O principal benefício, diz ela, é poder fugir do trânsito do horário de pico na Anhaia Mello.
Eduardo Reina
Renato Machado