10 de jan. de 2010

CAMINHO DE PEABIRU



 Provável caminho

Caminho de S.Vicente ao Peru

Conexões do caminho


EXISTIRIA O CAMINHO DE PEABIRU?
Entretanto, ainda não ficou esclarecido o verdadeiro motivo do abandono da antiga Trilha dos Tupiniquins. Por que a teria interditado a ordem tão peremptória de Tomé de Souza? Aqui surge outro enigma dos primórdios da colonização da América do Sul.
Desde o início da colonização do Sul do Brasil houve relatos de que os indígenas
possuíam caminhos demarcados, apenas conhecidos pelos iniciados e que, cruzando matas, campos, rios e serras, ligavam os oceanos Atlântico e o Pacífico. A corrente mais incisiva descreve um caminho que partindo de São Vicente, ou de Cananéia mais abaixo, e se estenderia até o Peru, atravessando os atuais Estados de São Paulo e Paraná, o Paraguai e a Bolívia, num percurso de mais de três mil quilômetros. Este caminho teria, ainda, ramais que partiam do litoral dos atuais Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, formando uma rede de mais de cinco mil quilômetros (há referências, também, a trilhas semelhantes nas regiões norte e nordeste do Brasil).
Muitos autores referem-se a esses caminhos indígenas pelo termo Peabiru, traduzindo-o
como “caminho da montanha do sol” e outros como “caminho do Peru”. Para a época, seriam caminhos de grande facilidade de trafego e de rápida comunicação entre seus mais longínquos pontos. Há a suposição de que os Incas o construíram (ou teriam ensinado a técnica a outros indígenas).

Fonte:
Antonio Joaquim Andrietta: www.novomilenio.inf.br