24 de jan. de 2010

ORATÓRIO DE ANCHIETA (Relíquias)


Entrada do Oratório (O mesmo da Igreja)

ORATÓRIO DE ANCHIETA
Entrando-se pela porta principal da Capela, logo a esquerda encontra-se a entrada do Oratório, que foi inaugurado em 25.01.2002. Destaca-se inicialmente a imagem da Nossa Senhora da Candelária sobre um suporte na parede. Do lado direito está o oratório está o altar tubular Tamburini, com um quadro do beato na parte central. Logo na frente, dentro de uma vitrina de vidro com o femur e de fronte, também numa vitrina o manto de couro usado em suas caminhadas.
Entrada do Oratório
São chamadas relíquias de Anchieta, parte de um fêmur e um baú com ossos e um manto largamente utilizado  por ele em suas incessantes jornadas catequéticas. Com a posse dessas relíquias, o fêmur e o manto, foi criado o “ Oratório de Anchieta”, anexo ao Pateo do Collegio , ficando exposto à  visitação pública.  Ainda nesse local encontra-se uma cópia da certidão de batismo de Anchieta e uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira das Ilhas Canárias, local de seu nascimento.
Vista do oratório
Detalhe do oratório
HISTÓRIA DAS RELÍQUIAS
FÊMUR
Em 1609, doze anos após a morte de Anchieta, seus restos mortais foram exumados da Igreja de Santiago, em Vitória do Espírito Santo e transladados para a Catedral de Salvador na Bahia. Por ordem do Superior Geral da Companhia de Jesus, o fêmur foi transferido em 1610 para Roma onde permaneceu durante três séculos e meio. Após a instituição do "Dia de Anchieta", em 1965, a ser comemorado em todo o território nacional em 9 de junho, data do seu falecimento, foi providenciada a restituição da relíquia ao Brasil.
Certidão de batismo (esquerda) e fêmur (direita)

Detalhe do fêmur na vitrina
MANTO
Em 1760, foi enviado para Portugal um baú de jacarandá contendo ossos humanos e um manto de tecido castanho claro que teriam sido do Beato José de Anchieta. Em 1964, o baú foi encontrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fato amplamente divulgado e discutido na imprensa portuguesa da época. Solicitado a Portugal desde 1971, o Governo de São Paulo conseguiu finalmente o retorno do baú com os ossos e o manto no final da década de 80.
Manto
Detalhe da vitrina
Brasão em madeira (ao lado do manto)
Fonte:
pt.wikipedia.org
itanhaemvisual.com.br
Formatação e pesquisa:HRubiales