16 de jan. de 2010

VILA DE SÃO PAULO





Foi com a transferência da Vila de Santo André em 1560, que o povoado de São Paulo de Piratininga ganhou foros de Vila e pelourinho. Foram criadas organizações semelhantes a Câmaras Municipais, nomeadas pelos capitães-mores, uma vez que ainda não se haviam distinguido os chamados “homens bons”, que mais tarde fariam, por escolha dos eleitores, parte dessas representações.
A distância do litoral, o isolamento comercial e o solo inadequado ao cultivo de produtos de exportação, condenou a Vila a ocupar uma posição insignificante durante séculos na América Portuguesa. Por isso, ela ficou limitada ao que hoje denominamos Centro Velho de São Paulo ou triângulo histórico, em cujos vértices ficam os Conventos de São Francisco, de São Bento e do Carmo.(Veja o triângulo histórico demarcado no mapa)
POLICULTURA DE SUBSISTÊNCIA
Estabeleceu-se na Vila uma policultura de subsistência, baseada no trabalho forçado dos índios. Os inventários dos primeiros paulistas acusavam pequena quantidade de importações e completa ausência de luxo, beirando a pobreza. O isolamento criou no planalto uma sociedade peculiar.
Concorreu em boa parte para tanto, a proliferação de mamelucos oriundos do intenso cruzamento com os índios pertencentes às tribos tupis que dominavam o litoral paulista. Em São Paulo, especialmente, o hibridismo luso-tupi não se atenuaria tão rapidamente como ocorreu em outras regiões em que o fluxo de negros e o contato mais fácil com a metrópole vieram a diluí-lo. Mais do que em qualquer outro lugar, o português saberia, à sombra de uma excepcional capacidade de adaptação, integrar certos traços culturais dos tupis que lhe permitiriam sobreviver—e mais, tirar proveito da terra hostil.
O isolamento criou no planalto uma sociedade peculiar. Chegar a São Paulo requeria fibra especial na luta contra as dificuldades do acesso à serra, os ataques dos índios, a fome, as doenças, o que levaria a imigração européia a um rigoroso processo seletivo. Tais condições de vida determinariam a formação de uma sociedade em moldes mais democráticos que os daquela que se estabelecera mais ao norte da colônia
Fonte:
Itanhaemvirtual.com.br
pt.wikipedia.org
internet
Formatação e pesquisa:HRubiales