17 de jan. de 2010

REGIÕES DE SÃO PAULO DE PIRATININGA

PARTE CENTRAL
Do alto da colina de Piratininga onde foi construído o colégio, marco inicial de São Paulo, avistava-se as seguintes regiões:

(Clique sobre a foto para aumentar)
NORTE
Na direção Norte, apenas um caminho (Rua Florêncio de Abreu), localizado depois da cabana de Tibiriçá (Mosteiro de São Bento), o qual conduzia até as proximidades da aldeia do Índio Caiubi, irmão de Tibiriçá (cercanias do Bom Retiro). Dali, uma bela vista de toda a Serra da Cantareira que em direção ao Leste, no Vale do Paraíba, atinge altíssimos picos e muda de denominação para a de Serra da Mantiqueira.


SUL
Na direção do Sul, encontrava-se a aldeia do Cacique Tibiriçá nas cercanias do atual Fórum João Mendes Junior(Praça João Mendes), um pouco abaixo, perto do Caminho do Mar (Rua da Glória), muito usado pelos Tupiniquins para subir a Serra assim como também pelos Guaianases quando iam no inverno pescar nas praias do Litoral de Santos e São Vicente; época em que os grandes cardumes fugindo das águas frias em alto mar, procuravam refúgio se aproximando das águas mais quentes da costa. Era nesta época que os Índios pescavam e moqueavam o peixe (assavam na grelha chamada de moquém), triturando o alimento com a farinha de mandioca para que esta mistura se conservasse por muito tempo, trazendo depois este mantimento para o Planalto. A vista em direção ao sul, era de densa floresta, até as colinas onde hoje se situa a Avenida Paulista. Bem mais ao sul pouco se conhecia: teria havido um lago bem grande (no local do atual Parque do Ibirapuera), circundado por muito brejo (Jardim América, Jardim Europa, Jardim Paulista) até se chegar ao Rio Pinheiros e à aldeia do Ibirapuera ( pau ou árvore podre) propriamente dita, localizada perto da região de Santo Amaro e nas cercanias deste rio, ao Sul. Para o Sudoeste, muitos morros íngremes (região da Av. Paulsita) e logo abaixo ainda muito brejo havia, até se chegar à uma outra aldeia, localizada em Pinheiros, próxima deste rio onde nas margens haviam muitas capivaras, jacarés e caça abundante.


LESTE
Na direção do Leste, havia uma grande várzea, formada pelo Rio Tamanduateí ( Rio dos Tamanduás), o qual na época das cheias, formando lagoas, deixava o peixe aprisionado, dando assim, origem ao nome do local:Piratininga (paraty/piraty: peixe branco; ningá: seco; pronuncia correta: piratiningá). Era o local de partida para o Vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, que sequer havia sido fundado, onde naquele local se encontrava a França Antártica de Villegagnon, com o Forte de Coligny instalado na Ilha que hoje está ligada ao continente, ao lado do Aeroporto Santos Dumont.


OESTE
Para a direção Oeste, ultrapassando-se o temido vale do anhangá (Anhangabaú), chegava-se até o local que bem mais tarde ficou conhecido como Largo dos Curros (Praça da República) e mais um pouco para frente à uma aldeia, no atual Largo do Arouche.


VÁRZEAS E RIOS
Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica era perfeita: situava-se numa colina alta e plana e cercada por dois rios, o Tamanduateí e sua várzea e o rio Anhangabaú


Fonte:
pt.wikipedia.org
Marquete da cidade: Laurindo Galante (1955)
Itanhaemvirtual.com.br (fotos: M.A.Rosseto)
Formatação e pesquisa:HRubiales