3 de fev. de 2010

MUSEU ANCHIETA


O MUSEU DE ANCHIETA
Em 1979, é inaugurado o Museu Padre Anchieta, abrigado numa réplica da construção de 1556, bem como a Igreja do Beato Anchieta. Hoje, após ampla reforma e restauração, o público tem acesso a um dos lugares mais belos e interessantes de São Paulo, onde se desenvolvem diversas atividades ligadas à cultura. O Museu conta com sete salas de exposição que abrigam coleções de arte sacra, cotidiano paulista dos primeiros séculos, cultura material indígena e uma pinacoteca.
No museu pode-se ver, por exemplo, uma maquete de São Paulo no século XVI, onde o antigo Colégio se mostra numa localização privilegiada, no alto das encostas, da qual se podia enxergar qualquer pessoa que se aproximasse. O visitante também pode ver a pia batismal original do lugar, e obras de arte sacra, além do manto e de um fêmur de Anchieta, entre outros itens.
O “Pateo” também dispõe de uma grande atração para bibliófilos e historiadores: a Biblioteca Padre Antonio Vieira, que inclui livros de história do Brasil, de São Paulo e da Companhia de Jesus.
Além das atividades normais do Museu, da Biblioteca e da Igreja – onde muitos fiéis assistem missa rezada por jesuítas -, o “Pateo do Collegio” é um lugar onde se realizam cursos (inclusive de Tupi Antigo), apresentações (de música sacra e música de Câmara), oficinas, reuniões e congressos.
Lá funcionam as “Oficinas Culturais Anchieta”, dirigida a jovens carentes (a Cia. De Jesus é responsável por diversos programas para pessoas necessitadas), que aprendem técnica de decupagem em madeira, além de trabalho com porcelana e argila.
LOCAL
Praça Pátio do Colégio, número 2, Centro – São Paulo. Próximo à estação do Metrô Sé.
Fontes:
www.portaldafamilia.org
 www.pateodocollegio.com.br
Formatação e pesquisa: HRubiales