21 de abr. de 2010

CATEDRAL DA SÉ DE SÃO PAULO - Arquitetura

A CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO ou CATEDRAL DA SÉ, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo, defronte ao marco zero da cidade e está situada exatamente onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio. É um dos cinco maiores templos góticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.
ARQUITETURA
O templo em estilo neogótico mede 111 metros de comprimento por 46 metros de largura, em forma de cruz latina, com cinco naves e transcepto, com uma cúpula sobre o cruzeiro de 65 metros, inspirada por estruturas renascentistas como o célebre domo da Catedral de Milão. O conjunto de naves gigantescas comportam cerca de oito mil pessoas.
A fachada principal de 100 metros, compõe-se de um frontão principal ou portal central decorado com uma grande rosácea. Franqueada por duas torres que atingem a altura de 97 metros. É todo um conjunto maciço, de proporções grandiosas. As quatro estátuas do lado esquerdo do portal são, as do quatro profetas, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. No meio está São João Batista e, do outro lado, os evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Ainda se encontram eternizadas na fachada nobre as figuras de Santo Anastácio, São Cirilo, São Gregório Nazianzeno, São João Crisóstomo, Santo Ambrósio, São Jerônimo, Santo Agostinho e São Gregório Magno.
Toda a parte arquitetônica externa, composta por torres, torreões e pináculos sobre a nave
Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore Dentre os materiais, foram usados: 154.200 kg de mármore branco de Carrara; 9.600 kg de mármore verde St Denis das minas do Vale de Aosta; 74.550 kg de mármore amarelo de Siena das minas de Monte d’Elsa; 166.750 kg de mármore vermelho portassanta, das minhas de Caldana (Grosseto); 3.164 kg de ônix do Vale de Aosta; 4.050 kg de porfiro antigo do Egito; 135 kg de Malaquita do Congo; 25 kg de lazulita chileno; 15 mil quilos de bronze. Foram cerca de 263.675 horas de trabalho.

CRIPTA
A cripta localiza-se debaixo do altar principal e é um vasto salão suportado por várias colunas e arcos de perfil gótico e que poderia ser considerada como uma verdadeira igreja subterrânea.
Em volta de toda a área das naves da cripta encontram-se câmaras mortuárias dos sacerdotes que ocuparam o bispado de São Paulo. Doze ao todo, que se diriam os Apóstolos da Diocese.
Ainda na cripta se encontram dois conjuntos de mármore: Jó, o afligido do Senhor e São Jerônimo, ambos trabalhos do escultor Francisco Leopoldo.
Destaca-se na cripta o mausoléu, em relevo de bronze, do índio Tibiriçá, do cacique Guaianás e do Regente Feijó, ministro da justiça e regente do Império.








ÓRGÃO
O órgão da catedral, construído pela firma italiana Balbiani & Rossi, tem cinco teclados e 12000 tubos. É um dos maiores da América do Sul.
SINOS
A torre da esquerda abriga um carrilhão de 61 sinos pesando 20 toneladas, planejado e fundido pela empresa holandesa Petit & Fritsen, inaugurado em 1959. Em 1989, foi informatizado pela empresa de origem alemã Voith.

INAUGURAÇÕES
A inauguração da nova catedral ocorreu somente em 1954, na ocasião da comemoração do quarto centenário da cidade, com as torres ainda inacabadas.
Em 25 de janeiro de 1967 as duas torres foram terminadas, mas alguns detalhes ficaram faltando. Pode-se considerar que ficou pronta depois da restauração em 2002.

RESTAURAÇÃO
Após um longo período de deterioração, a catedral foi completamente restaurada entre 2000 e 2002. Com o fim de reparar o edifício, muitos pináculos sobre o nave e as torres foram terminados. As plantas originais, datadas de 1912, foram encontradas dentro do próprio edifício, permitindo uma restauração fiel ao projeto original. Ganhando 14 torreões novos, previstos no projeto original de 1912 de Maximilian Emil Hehl.
De um modo geral, a catedral só ficou pronta em todos os seus detalhes no ano 2002.
Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales