21 de abr. de 2010

PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS: Centro de São Paulo



PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS
HISTÓRIA
O Palácio das Indústrias é uma esplêndida edificação histórica localizada no centro da cidade de São Paulo.
O palácio projetado por Domiziano Rossi , sócio do escritório Ramos de Azevedo, foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes, e representou um considerável esforço da Cidade. Aproveitando a enorme área disponível com a retificação do rio Tamanduateí.
Construído em estilo eclético, que marcou a constituição da Itália em “Regno Independente” , de 1870 até os anos 20, que se seguiram à I Guerra Mundial. Esta arquitetura foi chamada de Arquitetura Eclética pelo relançamento de todos os estilos arquitetônicos, que vão desde a Antiguidade Egípcia até a Idade Média, até a Renascença, até o Barroco, o Neoclássico, até se constituir num ecletismo, com suas merlas, “loggias” , torreões, fontes, esculturas etc.
Foi idealizado como Palácio das Indústrias, nome que na época incluía também a agricultura e a pecuária, como local de exposições, pois São Paulo já despontava como centro de produção.
ARQUITETURA
Tem estrutura metálica importada no seu prédio principal, que é bem visível no sótão. Utiliza tijolo aparente como principal acabamento e tem inúmeros elementos decorativos, uns ligados à produção, como touros, e outros não, como cachorros, e seteiras em vários cumes de muradas. Agregaram-se um verdadeiro claustro, e, depois, uma longa galeria, com dois anexos mantendo uma certa semelhança de estilo. Tem um excepcional porão, que encanta os que o visitam. A área total, incluindo varandas cobertas, é de cerca de 8 000m².
Foi Palácio de Exposições, mas com o desenvolvimento acelerado de São Paulo, passou a ter outros usos.
USOS
Com o fim do Estado Novo, o Palácio passa a abrigar, a partir de 1947, a Assembléia Legislativa, sendo rebatizado como Palácio 9 de Julho e perdendo todas as características arquitetônicas internas de um edifício para exposições: os estábulos são destruídos, surgem as divisórias etc.
O próprio Escritório Técnico Severo Villares - herdeiros de Ramos de Azevedo - executou as obras de transformação do Palácio em Assembléia Legislativa.
A má apropriação dos espaços somada à falta de manutenção adequada favoreceu um rápido processo de deterioração, que, com a transferência da Assembléia para o Ibirapuera, seria ainda mais acelerado, à medida que o antigo Palácio das Indústrias passou a abrigar de tudo um pouco: destacamentos do Corpo de Bombeiros, Delegacia de Estrangeiros e repartições policiais, Delegacia de polícia, prisão e sede da Prefeitura
Finalmente o prédio foi restaurado pelo Governo do Estado de São Paulo e desde 27 de março de 2009 o edifício abriga o Museu Catavento, um museu dedicado às ciências

DESCRIÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS

ANDAR SUPERIOR
1 . Sala de trabalho e apartamento para estar, closet e banheiro. Com vista para a praça.
2 . Salão Azul - espaço para solenidades, com capacidade para 110 pessoas sentadas.
3 . Torre Principal - ostenta em sua cúpula um globo luminoso. Elevador privativo. Mirante.
4 . Conjunto de Esculturas "Progresso" - alegoria para o trabalho na terra.
TÉRREO
5 . Claustro - de inspiração moura, possui quatro fontes e um poço no centro dos jardins. Acesso público para passeio.
6 . Auditório - capacidade para 450 pessoas.
7 . Foyer/Exposições - espaço para mostras culturais.
8 . Entrada Principal - acesso público para o hall principal, onde fica o serviço de recepção e Atendimento ao Cidadão.
9 . Fonte circular
10. Salão
11. Escada Nobre - acesso para os eventos do Salão Azul.
12. Sala
SUBSOLO
13. Em meio aos arcos de tijolos , que sustentam a construção.
Fontes: wikipedia.pt.com, prodan.sp.gov.br
Fotos: KASchramm, commons.wikimedia.org, Elton Melo.
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales