27 de abr. de 2010

ESTÁDIO DO PACAEMBU: 70 anos da fundação



ESTÁDIO DO PACAEMBU
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na região central da cidade de São Paulo, no Brasil. Pertence à prefeitura da capital paulista e pode ser utilizado nas partidas de futebol pela maioria das equipes do município, por meio de pagamento de aluguel. O Corinthians é o time que joga com maior frequência no local.
HISTÓRIA
Inaugurado em 27 de abril de 1940 com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, o qual foi recebido por enorme vaia dos paulistas por quem não era benquisto, do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. A primeira partida foi disputada em 28 de abril de 1940, numa rodada dupla, entre o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba Foot Ball Club, e entre Sport Club Corinthians Paulista e Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital.
O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do "Marechal da Vitória", Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile.
No governo de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida e no seu lugar construído o "Tobogã", uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas, aumentando sua capacidade para cerca de 70.000 pessoas. Atualmente, a capacidade do Estádio do Pacaembu é de 37.952 pessoas, de acordo co o CNEF (Cadastro Nacional de Estádios de Futebol) editado pela CBF em 15/09/2009.
Desde o ano de 2008, existe em seu interior um Museu do Futebol, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte bretão no Brasil através do paulista Charles Miller - descendente de ingleses e escoceses - e que é homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.
A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo Futebol Clube venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1.
O Corinthians é o time que mais atuou no Estádio do Pacaembu. A torcida o considera como sua casa, uma vez que seu campo de futebol, o Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Fazendinha ou ainda Estádio do Parque São Jorge), não tem capacidade para receber jogos oficiais. Também foi a última equipe a conquistar um título no estádio, no Campeonato Paulista de 2009, de maneira invicta. Esta foi a mais recente decisão de competição de futebol profissional realizada no Pacaembu.
A última equipe fora da capital que foi campeã no estádio foi o São Caetano, contra o Paulista, nas finais do Campeonato Paulista de 2004. Na ocasião, a equipe do ABC paulista conquistou seu primeiro título de primeira divisão da história. O Palmeiras é o time que foi mais vezes campeão no Estádio do Pacaembu. Entre as equipes grandes paulistas que decidiram campeonatos profissionais no estádio, também foi a primeira a conquistar um título, na final da Taça Cidade de São Paulo de 1940. No mesmo ano, venceu o Campeonato Paulista, em partida decisiva contra o São Paulo.
A finalíssima da Copa Libertadores da América de 2002, disputada entre o São Caetano e Olímpia, do Paraguai, foi a decisão de clubes mais importante recebida pelo Pacaembu. Na ocasião, equipe paraguaia conquistou o título. Além das disputas de futebol profissional, o Estádio do Pacaembu é palco tradicional das decisões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é organizada pela Federação Paulista de Futebol e é o principal torneio da categoria no Brasil. Disputada desde 1969, a competição acontece tradicionalmente no início de cada ano (em algumas edições, o torneio foi realizado no mês de dezembro do ano anterior), de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.
COPA DO MUNDO DE 1950
Entre os eventos mais importante da história esportiva do Estádio do Pacaembu, destacam-se as partidas que o estádio sediou da Copa do Mundo de 1950. Na ocasião, depois da interrupção de 12 anos da disputa de seleções por causa da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi escolhido como País para receber a competição. Durante a Copa, foram sediadas seis partidas no estádio,
Fonte: pt.wikipedia.org
Fotos:
Commons.wikimedia.org
arquibancadashow.files.wordpress.com
www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_23/sampa.htm
www.klepsidra.net
/www.babooforum.com.b
c.alberto

Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales