14 de mai. de 2010

AUTÓDROMO DE INTERLAGOS: 70 ANOS DA FUNDAÇÃO

Circuito

Vista aérea
Vista do satélite
Torre de controle
AUTÓDROMO DE INTERLAGOS 70 ANOS DE GLÓRIA
O Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace) é um autódromo localizado no bairro de Interlagos na cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Dr. Ademar de Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito é um dos poucos circuitos de automobilismo fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, atualmente sendo o único de toda a América Latina no calendário do campeonato. Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos, inclusive o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso da cidade de São Paulo.
No dia 17 de outubro de 2007 o então governador José Serra inaugurou a Estação Autódromo da Linha 9 da CPTM. A estação,que fez parte dos planos de extensão da linha, localiza-se a 600 metros do portão do Setor G do autódromo.
HISTÓRIA
No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffé deu as primeiras voltas na pista. um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Fechado para reformas em 1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 válido pelo campeonato mundial de equipes e pilotos. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá.
Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.
No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.
A Banda Iron Maiden fez seu maior show na história fora de festivais no dia 15 de março de 2009, segundo o vocalista Bruce Dickinson. Outro espetáculo musical que foi realizado no autódromo foi a inesquecível apresentação da banda KISS em 1999.
1973
1979
1990
Atual
Sobreposição mostrando as diferenças entre o circuito de hoje e de 1973
MELHORIAS EM 2007
Para o Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista. O asfalto existente foi totalmente substituído, resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo. Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.
Em 17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito. A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.
AS CURVAS DO CIRCUITO
 Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de `` pé embaixo ``, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
 Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
 Curva do sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
 Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
 Curva do laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
 Curva da ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
 Curva do pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
 Curva bico de pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
 Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
 Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.

 Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
 Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.
QUADRO COMPARATIVO DE VOLTAS MAIS RÁPIDAS
Category Time Driver Team Data
Fórmula 1:  1:11.473 - Juan Pablo Montoya -Williams-BMW- GP Brasil de 2004
Le Mans Series-LMP - 1 1:18.787 Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin Peugeot 908 HDi FAP Mil Milhas Brasil de 2007
Fórmula 3 : 1:28.970 Nelson Merlo Bassani Racing 2006/12/ 9
Fórmula Renault:  1:35.809 Nelson Merlo Bassani Racing 2005/11/ 6
Stock Car Brasil V8:  1:39.585 Raul Boesel Bassani Racing 2004/ 4/17
Troféu Maserati : 1:47.655 Guto Negrão Medley 2006/ 3/25
Fórmula Truck : 2:04.616 Wellinton Cirinno ABF/Mercedes-Benz 2003/10/ 5


FORMULA 1 : PROVAS DISPUTADAS E VENCEDORES
O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.
O fundo vermelho mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1. Já o fundo verde mostra quando um brasileiro ganhou a prova, exceto quando esta não fez parte de nenhum campeonato mundial da Fórmula 1.


AnoPilotoEquipeLocalDetalhes
2009Austrália Mark WebberRBR-RenaultInterlagosDetalhes
2008Brasil Felipe MassaFerrariInterlagosDetalhes
2007Finlândia Kimi RäikkönenFerrariInterlagosDetalhes
2006Brasil Felipe MassaFerrariInterlagosDetalhes
2005Colômbia Juan Pablo MontoyaMcLaren-MercedesInterlagosDetalhes
2004Colômbia Juan Pablo MontoyaWilliams-BMWInterlagosDetalhes
2003Itália Giancarlo FisichellaJordan-FordInterlagosDetalhes
2002Alemanha Michael SchumacherFerrari-FerrariInterlagosDetalhes
2001Escócia David CoulthardMcLaren-MercedesInterlagosDetalhes
2000Alemanha Michael SchumacherFerrari-FerrariInterlagosDetalhes
1999Finlândia Mika HakkinenMcLaren-MercedesInterlagosDetalhes
1998Finlândia Mika HakkinenMcLaren-MercedesInterlagosDetalhes
1997Canadá Jacques VilleneuveWilliams-RenaultInterlagosDetalhes
1996Inglaterra Damon HillWilliams-RenaultInterlagosDetalhes
1995Alemanha Michael SchumacherBenetton-RenaultInterlagosDetalhes
1994Alemanha Michael SchumacherBenetton-FordInterlagosDetalhes
1993Brasil Ayrton SennaMcLaren-FordInterlagosDetalhes
1992Inglaterra Nigel MansellWilliams-RenaultInterlagosDetalhes
1991Brasil Ayrton SennaMcLaren-HondaInterlagosDetalhes
1990França Alain ProstFerrari-FerrariInterlagosDetalhes
1980França Rene ArnouxRenault-RenaultInterlagosDetalhes
1979França Jacques LaffiteLigier-FordInterlagosDetalhes
1977Argentina Carlos ReutemannFerrari-FerrariInterlagosDetalhes
1976Áustria Niki LaudaFerrari-FerrariInterlagosDetalhes
1975Brasil José Carlos PaceBrabham-FordInterlagosDetalhes
1974Brasil Emerson FittipaldiMcLaren-FordInterlagosDetalhes
1973Brasil Emerson FittipaldiLotus-FordInterlagosDetalhes
1972Argentina Carlos ReutemannBrabham-FordInterlagosDetalhes