8 de jan. de 2010

FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE




Pintura de Benedito Calixto de 1900 (Fundação da Vila)
Martim Afonso de Sousa donatário da Capitania de São Vicente, partiu para a viagem com diversos objetivos. O primeiro deles era o de estabelecer oficialmente a colonização do novo continente, confirmando o poder da coroa e em conseqüência, tirar o poder das mãos de Cosme Fernandes Pessoa.
Martim Afonso de Sousa fundou oficialmente o povoado de São Vicente no local em que se encontravam as ruínas anteriores, na data de 22 de Janeiro de 1532. Distribuiu sesmarias e efetuou diversas edificações deixando a vila de São Vicente povoada e organizada. O Porto de São Vicente foi alvo do primeiro grande desastre ecológico do novo território: a terra à beira mar foi limpa e cultivada. Sendo a terra arenosa e tendo o solo perdido sua camada protetora, as chuvas levaram a areia para o mar, assoreando o porto de São Vicente.







Mapa da Vila de S.Vicente Martim Afonso de Sousa partira de São Vicente em 22 de Maio de 1533, deixando a administração nas mãos de Brás Cubas que havia vindo com ele, o qual tendo em vista o assoreamento do Porto, única via de comunicação com a Metrópole portuguesa e o ataque do Bacharel de Cananéia a São Vicente,