17 de jan. de 2010

ÍNDIOS HABITANTES DA VILA DE SÃO PAULO



Os índios habitantes do local eram os Guaianás (ou Gaianases), da mesma família Tupi, liderados pelo CaciqueTibiriçá e por seu irmão, Caiubi, amigos dos Portugueses. João Ramalho, náufrago ou degredado que Martim Afonso de Souza já encontrou morando entre os índios quando chegou à São Vicente, havia desposado a filha de Tibiriçá, a Índia
M'bicy ( Flôr da Árvore) ou Bartira, estabelecendo assim relações de amizade não só com os Guaianases mas como também com os Tupiniquins da Costa de São Vicente. Os índios Guianás ao que tudo indica, não praticavam o canibalismo ritualístico como seus irmãos Tupinambás no Litoral Norte e Tupiniquins no Litoral Sul de São Paulo (de São Vicente e Itanhaém até Cananéia). Ramalho e Bartira geraram muito filhos mamelucos, os quais são a origem dos primeiros Paulistas.
O termo guaianás é a denominação dada aos indígenas de grupos de diversas filiações lingüísticas que habitavam os estados brasileiros do Paraná e São Paulo. Foram assim chamados os caingangues de São Paulo e os guaranis do Paraná. Os guaianás, contudo, foram ainda conhecidos como cainguás.
Atualmente, o local onde foi fundada São Paulo, ( Pateo do Collegio), ainda é administrado pelos Jesuítas, possuindo um conjunto de mostras de grande interesse histórico, como o museu, a maquete da Vila de São Paulo feita em 1955,obra de Laurindo Galante, os jardins internos, a cripta com mostras de arte e a capela, com o anexo da Sala do Oratório do Beato José de Anchieta, onde são exibidas relíquias como o manto, totalmente restaurado e o fêmur, que teria sido do sacerdote.
Fonte:
Itanhemvirtual.com.br
Formatação e pesquisa:HRubiales