17 de jan. de 2010

RIO TAMANDUATEÍ




Atracadouro e lavadeiras às margens do Rio Tamanduateí, em 1890-Foto: Marc Ferrez


O Rio Tamanduateí (Tamanduá grande, dos tamanduás): os antigos colonos o chamavam de Rio Piratininga, nasce cristalino na região da Serra do Mar (Parque Ecológico Gruta Santa Luzia, em Mauá), passa pelas atuais cidades de Santo André e São Caetano, atravessa o centro de São Paulo, no Parque D. Pedro II, recebia as águas do seu maior afluente, o Anhangabaú, até desaguar no Rio Tietê, no bairro do Bom Retiro, em frente ao Palácio das Convenções do Anhembi. Sua bacia hidrográfica possui 320 km². Sua extensão é de 35 km.
O Tamanduateí era um rio bastante sinuoso que cumpriu importante papel na fundação e formação da cidade de São Paulo, permitindo a navegação até o Rio Tietê e facilitando a locomoção dos moradores e dos sitiantes que residiam nas vizinhanças. No final do século XVI, embarcados numa canoa, tanto colonos como os padres jesuítas podiam atingir qualquer ponto da zona povoada em torno do que se tornaria a cidade de São Paulo.
SÉCULO XX
Até o início do século XX, as suas águas, que corriam limpas, eram utilizadas para os afazeres domésticos dos moradores. Em sua várzea, ao lado das pontes, as mulheres, com trouxas e tábuas, lavavam as roupas, os homens pescavam e os animais bebiam água. Descreve o jornalista Geraldo Sesso Jr.:
"Na época das enchentes era muito comum divisar-se naquele local, tarde à noite como durante o dia, numerosas pessoas que ali iam pescar e caçar frango d'água, patos selvagens e rãs. Na época de piracema, em que cardumes de rios procuravam subir rio acima, o número de pescadores aumentava consideravelmente. Estes usavam redes e havia outros que, na falta desse apetrecho de pesca, usavam até guarda-chuvas".
As casas cujos fundos abriam-se para o Rio Tamanduateí tinham escadarias onde os moradores atracavam seus barcos e pescavam. No fim da Ladeira Porto Geral, antigo Beco das Barbas, existiu de fato um porto - daí o nome da rua -, que resistiu até o início do século XX, quando o prefeito Antonio Prado mudou o curso do rio e o reduziu a um estreito canal.
O Tamanduateí possuía 43 afluentes que deram origem a bairros, vilas e cidades, como o Ipiranga, a Mooca e a Pedra Branca. Atualmente a maioria desses córregos encontra-se total ou parcialmente canalizada e transformada em canais coletores de esgoto; o próprio rio tornou-se o maior canal de esgoto a céu aberto do ABC paulista.
Fontes
pt.wikipedia.org
www.sampa.art.br/historia/tamanduatei/
www.aprenda450anos.com.br/
Formatação e pesquisa:HRubiales