17 de jan. de 2010

TRATADO DE IPEROIG





Os índios da Comunidade Tupinambá (excelentes canoeiros) possuíam várias aldeias, sendo que uma delas, a Aldeia Iperoig (baia dos tubarões), localizada na região de Ubatuba quando da chegada dos portugueses.

O armístico de Iperoig foi um tratado criado para pacificar os índios Tamoios na época da primeira invasão francesa, a França Antártica. O tratado buscava dissolver a Confederação dos Tramoios que estavam aliados aos franceses invasores.
Foi um tratado criado pelos padres Nóbrega e Anchieta, e foi este tratado juntamente com a ação de Mem de Sá e seu sobrinho,Estácio de Sá define a vitória sobre os franceses.
O TRATADO
Em 14 de setembro de 1563 foi assinado o tratado que para algumas tribos significou sua aniquilação. Os franceses foram expulsos e os índios pacificados.
Eles partiram de São Vicente para a Aldeia de Iperoig e sua missão de paz foi lenta e difícil. Anchieta ficou prisioneiro durante aproximadamente quatro meses e nesse período escreveu vários poemas na areia da Praia de Iperoig,dentre eles, o célebre “Poema à Virgem”, com 4.072 versos em latim nas areias da atual praia do Cruzeiro, enquanto Manoel da Nóbrega voltava à Aldeia de São Paulo para concluir o Tratado da Paz de Iperoig; o primeiro tratado de paz das Américas.

Com a paz firmada, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá e Benevides, tomou providências para colonizar a região, enviando os primeiros moradores para garantir a posse da terra para a Coroa Portuguesa.
Fonte:
pt.wikiprdia.org
História de Ubatuba
Formatação e pesquisa:HRubiales